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Internacionalização das PME

Internacionalização das PME

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Programa
Internacionalização
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Nº Aviso
MPr-2024-7
Data de Candidatura
28/06/2024 até 30/12/2024

Dimensão
PME
Prevê Exportações
Sim
Tipo de Financiamento
Fundo Perdido
Investimento Mínimo (€)
200 000,00 €
Financiamento Não Reembolsável
40%
Despesas Elegíveis

  • Custos salariais com a contratação de 2 recursos humanos qualificados, incluindo o salário base (até 2.250€ por cada) e encargos sociais obrigatórios por parte da entidade patronal;
  • Custos incorridos com a participação em feiras e exposições no exterior, incluindo o aluguer do espaço, a construção e o funcionamento do stand;
  • Custos dos serviços de consultoria especializados, prestados por consultores externos, tais como:
    • despesas com a intervenção de contabilistas certificados ou revisores oficiais de contas, na validação da despesa dos pedidos de pagamento,
    • custos associados à certificação de produtos, processos ou serviços,
    • custos de conceção e registo de novas marcas,
    • custos associados à domiciliação e subscrição de aplicações,
    • adesão a plataformas eletrónicas ou inclusão em diretórios e motores de busca;
  • Outros custos de serviços de consultoria especializados, prestados por consultores externos, incluindo despesas orientadas para a incorporação nas empresas dos princípios do ESG (Environmental, Social and Governance) com vista à adoção de práticas ambientais, sociais e de governação corporativa, incluindo, nomeadamente, serviços relacionados com processos de auditoria e obtenção de certificações de sistemas, serviços e produtos na área do ambiente, como sejam obtenção do Rótulo Ecológico e sistema de ecogestão e auditoria (EMAS);
  • Outras despesas relacionadas com a promoção da internacionalização, incluindo a prospeção e captação de novos clientes e ações de promoção realizadas em mercados externos.

No que se refere à utilização de ferramentas web (canais digitais), são consideradas elegíveis as despesas que envolvam:
  • Desenho e implementação de estratégias aplicadas a canais digitais para gestão de mercados, canais, produtos ou segmentos de cliente;
  • User-Centered Design (UX): desenho, implementação e otimização de estratégias digitais centradas na experiência do cliente que maximizem a respetiva atração, interação e conversão;
  • Desenho, implementação, otimização de plataformas de Web Content Management (WCM), Campaign Management, Customer Relationship Management e E-Commerce;
  • Criação de lojas próprias online, inscrição e otimização da presença em marketplaces eletrónicos;
  • Search Engine Optimization (SEO) e Search Engine Advertising (SEA): melhoria da presença e ranking dos sítios de comércio eletrónico nos resultados da pesquisa, em motores de busca, por palavras-chave relevantes para a notoriedade e tráfego de cada sítio;
  • Social Media Marketing: Desenho, implementação e otimização da presença e interação com clientes via redes sociais;
  • Content Marketing: criação e distribuição de conteúdos digitais (texto curto, texto longo, imagens, animações ou vídeos) dirigidos a captar a atenção e atrair os clientesalvo para as ofertas comercializadas pela empresa;
  • Display Advertising: colocação de anúncios à oferta da empresa em sítios de terceiros, incluindo páginas de resultados de motor de busca;
  • Mobile Marketing: tradução das estratégias inscritas nos pontos anteriores para visualização e interação de clientes em dispositivos móveis, nomeadamente smartphones e tablets;
  • Web Analytics: recolha, tratamento, análise e visualização de grandes volumes de dados gerados a partir da navegação e interação de clientes em ambiente digital por forma a identificar padrões, correlações e conhecimento relevante que robusteçam os processos de gestão e tomada de decisão.


Especificidades

Prazos:
Fase 1: conclusão a 30/09/2024
Fase 2: conclusão a 30/12/2024


Objetivos
Apoiar operações de capacitação empresarial que visem a internacionalização dos modelos de negócio através da adoção de estratégias de negócio mais avançadas, que aumentem a capacidade de integração em cadeias de valor globais.


Tipologias das Operações
São suscetíveis de apoio as operações que visem operações nos seguintes domínios:
  • Conhecimento, prospeção e presença em mercados externos;
  • Marketing internacional;
  • Presença online e e-commerce;
  • Criação e promoção internacional de marcas;
  • Inovação organizacional relacionada com as práticas comerciais ou relações externas;
  • Qualidade e certificação específica para os mercados externos.


Beneficiários
Os beneficiários são PME, de qualquer natureza e sob qualquer forma jurídica.


Área Geográfica
Portugal Continental.


Forma e Limites do Apoio
  • O incentivo é de natureza não reembolsável;
  • A taxa de apoio é de 40%;
  • Investimento mínimo: 200.000€;
  • Incentivo máximo: 315.000€, com exceção dos investimentos realizados no Algarve.


Observações
  • Os projetos devem ter uma duração máxima de execução de 24 meses;
  • Só são aceites despesas realizadas após a submissão da candidatura.
  • São elegíveis as operações inseridas em todos os CAE, com exceção das atividades inseridas nos CAE 45 a 47, e das atividades Financeiras e de seguros, Defesa, Lotarias e outros jogos de aposta.
  • As empresas concorrentes têm de:
    • Ter um mínimo de 200.000€ de Exportações em 2023;
    • Ter Autonomia Financeira igual ou superior a 15% em 2022 ou em 2023. A verificação desta condição é aferida na IES de 2022 ou na IES de 2023, se já disponível, ou através de Balanço Intercalar emitido aquando da submissão da candidatura e certificado por um ROC.
  • Para efeitos do apuramento da despesa elegível associada a deslocações no âmbito da participação em feiras e exposições, a ações de prospeção, captação de novos clientes e de promoção (incluindo missões inversas), são aplicados Custos Simplificados, tendo em conta a distância percorrida, calculada entre o local de origem e o local de realização de cada ação.
  • Relativamente à contratação de serviços relacionados com o alojamento, é aplicado o limite de 300€ por noite de realização de cada ação, sendo que, no caso da participação em feiras podem ser considerados até mais 3 dias (2 noites) para além dos dias em que se realiza a feira.

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